quarta-feira, 16 de março de 2011

Reflexos do corpo

Pra mim o personagem sempre tem que ser o resumo simbólico [VEROSSÍMIL] daquilo que ele traz pra cena. Então o corpo todo, quando digo corpo não apenas digo movimento, mas falo da voz e dos sentimentos, tem que trazer exatamente aquilo que ele é. Quando uma determinada cena, ou até mesmo a trajetória inteira de um personagem (essa última opção sempre é mais interessante) traz de forma brilhante todo esse conjunto eu me sinto como se estivesse vendo algo superior, algo que engendra um refinamento dramático quase utópico, utópico no sentido de que será que vou conseguir chegar num resultado desses algum dia? Seja como diretor, seja como roteirista ou até mesmo como ator. É nisso que me fixo, nessa possibilidade. Sempre pensei nessas coisas sozinho e quase nunca cheguei a grandes conclusões, pois gosto de dividir meus estudos, como faço agora. Certo foi que na primeira aula ouvi coisas muito interessantes e que agregaram valor ao que vinha pensando. As cenas que a Rejane nos mostrou do filme, acompanhada de suas explicações me fez fixar um pouco mais em tudo isso. Fixar no movimento, no lugar que o corpo ocupa dentro da cena, na forma como aquele corpo demonstra/revela o que é o personagem. Então me deparei com uma diferença de linguagem, pensando nessa questão cinema x teatro, e vi que no cinema (no audiovisual) o ator tende a ter uma maior sutiliza em sua forma. Esse assunto me tomou, essa questão do corpo, do movimento, antes ficava muito fixado na postura de voz do ator. Vi algumas cenas que gosto com esse olhar. Há milhões e milhões de cenas ótimas. Mas, pra continuar nesse assunto, que é o assunto da semana, trago mais uma cena. Reparem na personagem da senhora Libby Sussman. Ela é um nojo, eu amo esse mulher! Essa vaca tem uma fundação que mantém o pronto socorro onde os personagens da série NURSE JACKIE trabalham. Ela estava num jantar no Waldorf Astoria, um dos hotéis mais luxuosos de Nova York. Reparem em como ela trata as pessoas e em suas poses. Gosto muito dessa cena. Depois de agumas descobertas, na última aula, começo a achar que não é muito complicado chegar nesse tipo de cena. Vou tentar trazer cenas mais fortes, da próxima vez, pois essa cena é bem simples. Quero ler mais sobre isso, ver, experimentar esse realismo.

Não consegui baixar "Moderato Cantabile", mas consegui baixar "COISAS QUE VOCÊ PODE DIZER SÓ DE OLHAR PRA ELA", agora vou procurar a legenda e tentá-lo mandar para vocês através do blog.

É isso.

bjs

Sem comentários:

Enviar um comentário