Na aula passada realizamos um trabalho individual sobre as cenas.
Especialmente o recurso da fala externa foi explorado.
Os atores prepararam o texto da seguinte maneira:
adicionando, antes de cada frase externa, internamente, a sua pergunta correspondente.
Este procedimento eu elaborei a partir do exercício do Meisner de ¨responder com uma pergunta a afirmação do outro¨ (que treinamos na aula de 4/4).
Assim se propõe um jogo:
Colocando a pergunta na frente (internamente), a fala externa que vem a seguir ¨sai¨ como uma ação inesperada.
A minha proposta é o encadeamento destas perguntas-respostas pela escrita, em um texto que será memorizado - memorizado com a repetição escrita até a ¨psicografia¨, como fazemos, para a constituição dos impulsos.
Então, preparado este texto - na aula passada, os atores se colocaram diante da câmera, em um quadro fechado - com seus objetos, apoio do olhar do outro que estava sentado a sua frente, e se puseram a falar.
A fala externa - já trabalhada com a internalização das perguntas e com as imagens que a memorização suscita - é um elemento forte, um elemento pelo qual a gente ¨se deixa levar¨.
Algumas produções foram belíssimas - de muita sensibilidade, emoção, entrega. Fiquei muito feliz.
Dirigi um por um, propondo ¨novos elementos em seus arranjos¨:
Para a Ju a voz bem baixa, por exemplo.
Para o Gustavo, pensamos em falas internas para cada fala externa dele - e a cada fala interna que ele elaborava, sentíamos que a fala externa era sustentada com propriedade, ação interna.
Enfim, para cada um - conforme o que me traziam, um encaminhamento foi proposto.
Um trabalho realmente individual.
Não houve tempo para trabalharmos todos os atores.
de maneira que na aula que vem vamos continuar.
Alguns vão re-elaborar o seu pré-jogo.
Há uma combinação entre ¨falas internas¨ e ¨perguntas¨ - subjacentes `as falas externas - que precisamos pesquisar!
Alguns atores estão dedicados a trocar o seu texto. Vamos, então, na próxima aula, trabalhar com a sua nova escolha.
Boa sorte a todos!!
Gostei muito dos resultados e também dos processos - ou seja, o que estamos descobrindo juntos... O passo a passo para que a cena cresça, os novos elementos que entram no arranjo, as mudanças que observamos a olhos vistos... e a entrega e sensibilidade de vocês.
Quem tiver dúvidas por favor chegue antes para conversarmos - estarei lá a partir das 17:30h!
Lembrem-se que combinamos de começar as 19h em ponto porque estamos tendo problemas para terminar na hora!!
Quem quiser fazer memorização, precisa chegar antes do horário e já deixar a ¨psicografia¨ pronta para o início da aulas... É bom que façam a ¨psicografia¨ logo antes da aula porque entram embuídos pelo texto.
Outra observação: Façam perguntas pelo blogue ou pelo email (rejane.arruda@usp.br). Na medida do possível me disponho a uma ¨ajuda virtual¨!
Bjs a todos!! Rejane.
Sem comentários:
Enviar um comentário